Muitos
alunos, indiferentemente da faixa geracional, questões sociais, econômicas e
culturais, podem apresentar dificuldades no desenvolvimento do raciocínio
logico-matemático, o que corroborará com a dificuldade na aprendizagem dos
conteúdos do componente curricular da matemática.
Pensando
desta maneira, podemos perceber uma crescente evasão escolar e sobretudo
desmotivação dos alunos em virtude da dificuldade em adquirir tais habilidades,
grande parte destas dificuldades, podem ser oriundas de variáveis externas ao
estudante.
Uma das primeiras
barreiras, estão relacionadas a questões familiares, a falta de estimulo, a
falta de acompanhamento dos pais, no tocante ao desenvolvimento da vida escolar
de seus filhos, uma dica muito importante, e que sempre digo aos pais dos
alunos que já atendi, é que o Dever de casa é um dos momentos de aproximação
entre pais e filhos, momento de criarem vínculos de aprendizagem e familiares,
na matemática isso é mais importante ainda, tendo em vista, que se configura
como um dos componentes que os estudantes mais possuem dificuldades.
Outro
ponto que precisamos dialogar é acerca da dificuldade de ordem metodológica,
professores, sobretudo que ensinam matemática, ainda acreditam que o ato de
ensinar matemática, as vezes se baseia apenas em resolução de exercícios, e
isso não pode acontecer, tendo em vista, que precisamos respeitar as múltiplas
inteligências dos alunos.
Temos
ainda, uma dificuldade que precisa ser observada mais de perto, que se
configura como um transtorno de aprendizagem da matemática, chamado
discalculia, que é de ordem neurológica, onde a criança apresenta dificuldade
por exemplo, na memória de curto prazo, não consegue respeitar as margens do
caderno, quando está desenvolvendo os cálculos matemáticos, tem dificuldade por
exemplo, de dividir, 1 kg em quatro pacotes de 250 gramas e assim por diante.
Muitas
destas dificuldades precisam ser observadas de forma mais aproximada, e os pais
e professores, precisam ser aconselhados por exemplo, a ter paciência frente a
estas dificuldades, evitando corrigir a criança na frente das demais, pois
assim, ela poderá criar mais vínculos negativos ainda com o componente
curricular, o interessante, sobretudo com a criança que possui discalculia é
trabalhar com jogos matemáticos, jogos motores, bem como a utilização de
artefatos matemáticos, como exemplo, calculadora, tabuada e assim por diante.
Cabe aos
pais e professores, terem a observância de possíveis aparecimentos de
dificuldades de aprendizagem, sobretudo na matemática, entendendo que cada
sujeito possui um ritmo, e possui interferências de meios externos e internos
para a construção da sua modalidade e vinculo de aprendizagem.
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