Como orientar os pais e professores no atendimento aos alunos com dificuldades na matemática


 

 

Muitos alunos, indiferentemente da faixa geracional, questões sociais, econômicas e culturais, podem apresentar dificuldades no desenvolvimento do raciocínio logico-matemático, o que corroborará com a dificuldade na aprendizagem dos conteúdos do componente curricular da matemática.

Pensando desta maneira, podemos perceber uma crescente evasão escolar e sobretudo desmotivação dos alunos em virtude da dificuldade em adquirir tais habilidades, grande parte destas dificuldades, podem ser oriundas de variáveis externas ao estudante.

Uma das primeiras barreiras, estão relacionadas a questões familiares, a falta de estimulo, a falta de acompanhamento dos pais, no tocante ao desenvolvimento da vida escolar de seus filhos, uma dica muito importante, e que sempre digo aos pais dos alunos que já atendi, é que o Dever de casa é um dos momentos de aproximação entre pais e filhos, momento de criarem vínculos de aprendizagem e familiares, na matemática isso é mais importante ainda, tendo em vista, que se configura como um dos componentes que os estudantes mais possuem dificuldades.

Outro ponto que precisamos dialogar é acerca da dificuldade de ordem metodológica, professores, sobretudo que ensinam matemática, ainda acreditam que o ato de ensinar matemática, as vezes se baseia apenas em resolução de exercícios, e isso não pode acontecer, tendo em vista, que precisamos respeitar as múltiplas inteligências dos alunos.

Temos ainda, uma dificuldade que precisa ser observada mais de perto, que se configura como um transtorno de aprendizagem da matemática, chamado discalculia, que é de ordem neurológica, onde a criança apresenta dificuldade por exemplo, na memória de curto prazo, não consegue respeitar as margens do caderno, quando está desenvolvendo os cálculos matemáticos, tem dificuldade por exemplo, de dividir, 1 kg em quatro pacotes de 250 gramas e assim por diante.

Muitas destas dificuldades precisam ser observadas de forma mais aproximada, e os pais e professores, precisam ser aconselhados por exemplo, a ter paciência frente a estas dificuldades, evitando corrigir a criança na frente das demais, pois assim, ela poderá criar mais vínculos negativos ainda com o componente curricular, o interessante, sobretudo com a criança que possui discalculia é trabalhar com jogos matemáticos, jogos motores, bem como a utilização de artefatos matemáticos, como exemplo, calculadora, tabuada e assim por diante.

Cabe aos pais e professores, terem a observância de possíveis aparecimentos de dificuldades de aprendizagem, sobretudo na matemática, entendendo que cada sujeito possui um ritmo, e possui interferências de meios externos e internos para a construção da sua modalidade e vinculo de aprendizagem.

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